NES ARCHIVE ONDE O NES AINDA VIVE Versão 4

Vamos Jogar de Quatro? Adicionado ao sistema por cospefogo

Vamos Jogar de Quatro?(Ampliar)

Ao contrário do que muitos pensam, a jogatina multiplayer no NES não podia ser feita só com dois jogadores. Esse número chegou a quatro (sim, e muito antes do Nintendo 64!). Nosso Profeta Yoshitake fala um pouco sobre dois acessórios que permitiam a diversão para até quatro pessoas, o NES Satellite e o NES Four Score – Por Profeta Yoshitake.

Nos velhos tempos do Atari 2600, pouca gente tinha acesso aos paddles duplos, que possibilitavam jogatinas quentes com quatro moleques no viciante Warlords. A Nintendo quis colocar fogo na competição, e lançou o NES Satellite no ano da graça de 1989. O mágico acessório permitia que quatro jogadores participassem simultaneamente da disputa de jogos como Kings of the Beach.

Outra qualidade [ou defeito] do Satellite — e responsável por este nome espacial ultra-modernoso — era sua comunicação via infravermelho com uma base que vinha junto na caixa e se conectava com as duas entradas para joystick do NES. O Satellite se comunicava a alguns metros do console, de tal forma que o conjunto Satellite mais controles poderia orbitar livremente. Isto conferiu grande liberdade aos jogadores, diminuindo sensivelmente os tilts por causa de puxões, NES caindo no chão, etc.

O Satélite da Morte

Nem tudo são flores, porém, e este belo acessório não é diferente. Como não havia conexão direta com o videogame, não havia também com a rede elétrica, ou seja, era necessária outra fonte de energia. Energia solar? Eólica? Triforce? Não! PILHAS! Seis malditas pilhas “C”, as gordinhas, eram necessárias para fazerem a feitiçaria acontecer! A molecada nunca teve dinheiro para bancar uma mão de seis pilhas “C” para brinquedo, e arrancar isso dos pais era um suplício. “Mas eu chamei o Pulga, o Peidóca e o Zóinho pra jogar de quatro comigo, mãe!!! Como vou fazer agora? Eles vão me dar geral!”

O NES Satellite

Nintendo ao resgate

A Nintendo se deu conta deste pequeno detalhe, e logo depois acabou lançando o NES Four Score, que salvou a jogatina da molecada! Evidente que a Nintendo percebeu que as vendas do Satellite estavam abaixo das expectativas de um mercado altamente aderente ao gênero mais clássico para quatro jogadores, que são os jogos de esporte. O Four Score cortou o mal pela raiz, eliminando a necessidade das malditas pilhas, pois ia plugado direto no console, sem frescura. Embora pouca gente no Brasil tenha acesso a este periférico, há jogos bons por aí que merecem ser jogados de quatro, como Super Spike V’Ball, Super Dodge Ball e Bomberman 2 [em três]. Além destes, eu citaria o matador Smash TV, que pode ser jogado com dois controles por jogador, para domínio total.

E no Japão?

Famicom também recebeu jogatinas desenfreadas, especialmente os jogos da série do Kunio-kun, com pancadarias extremas e exclusivamente orientais como Nekketsu Kakutou Densetsu ou mesmo o famoso Kunio-Kun no Nekketsu Soccer League, ou “GOAL 3″ para os íntimos, jogo que sem dúvida foi a “inspiração” para Rockman Soccer e Mario Strikers, mas isto é uma outra história… Por falar em exclusivamente, alguns jogos que eram para mais de dois jogadores simultâneos no Japão sofreram um downgrade para alcançarem o mercado americano. Um bom exemplo é Moero!! Twin Bee, de Famicom Disk, para três moleques simultâneos: no ocidente saiu como Stinger, apenas para dois caboclos.

O detalhe mais interessante e obscuro é que a Nintendo nunca lançou um multitap para o Famicom! Curioso, não? O único adaptador para quatro joysticks que se tem notícia é o da HORI! Preciso falar que é quase impossível descolar um desses? Um detalhe quase tão terrível quanto a dificuldade de se encontrar esta mosca branca do “zóio azul” [salve, Corisco!]: para jogar no multitap HORI, provavelmente serão necessários quatro controles compatíveis com a porta extra do Famicom, ou seja, deixam de funcionar automaticamente os dois plugues padrão de controles e passam a valer apenas os plugues especiais do multitap. Isto significa que além da cruzada para conseguir um adaptador para quatro controles, será necessária uma missão com quatro estágios, cada um deles para se obter um controle compatível com a porta extra do Famicom! Tem que ter muita fé no Famicom Invisível para isso!

Adaptador para 4 players da Hori

Enxertos funcionam?

Até hoje, tentei apenas jogar o Nekketsu Koukou Dodge Ball Bu, que é o Super Dodge Balljaponês, no NES, através do Satellite. O resultado foi insatisfatório. O aparelho parece não funcionar para o jogo japonês, embora funcione perfeitamente para a versão americana. Já o mesmo jogo japonês, original, no Famicom AV, com o NES Satellite, também não funcionou, infelizmente.

Abaixo, alguns jogos rodando com três ou mais jogadores:



2 responses to “Vamos Jogar de Quatro?”

  1. Eduardo (Alucard) says:

    Muito bom o artigo, jogava muito Kings of the Beach “de quatro”

  2. aki é rock says:

    Caramba que doidera cara nunca vi falar em nenhuma revista da época de videogame sobre esse aparelho.Parece que a Nintendo tava adivinhando o que ocorreria no futuro mas a frente pelo jeito.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

© 2000/2017 Nes Archive ~ V4.2012 ~ Construída sobre a plataforma Wordpress.
Todas as imagens e logos são protegidos pelos direitos de seus respectivos autores (TM & ©).
O conteúdo divulgado neste website é usado exclusivamente para fins informativos, sem nenhuma intenção comercial.
Este site não é afiliado à Nintendo ou a quaisquer empresas de videogame.
Voltar ao topo