NES ARCHIVE ONDE O NES AINDA VIVE Versão 4

Artigos

Confira abaixo artigos sobre os mais diversos assuntos dentro do mundo do Nintendinho. Quer colaborar? Entre em contato com a Equipe NES Archive: Clique aqui!

Página 1

Navegação rápida:

As Grandes Fábricas de Sonhos Por Danilo Alves

(Leia mais)

A bastante tempo estou para fazer esse artigo sobre softhouses, jogamos os seus jogos mas as vezes nem lembramos das mentes por trás dos pixels. Hoje conseguimos reconhecer facilmente as produtoras que deixavam nossos pais malucos em cada lançamento, Konami, Capcom, Sega, Nintendo, Eletronic Arts… Grandes fábricas de sonhos, vendiam a peso de ouro um tipo de diversão difícil de se reproduzir hoje; ao lado das grandes, as pequenas vieram atrás com pouco dinheiro mas muita vontade pequenas desenvolvedoras de jogos se aventuraram no universo desconhecido que era a fabricação de jogos eletronicos no inicio dos anos 80. Antes de(…) Leia mais →

NES Retail Demo Unit Adicionado ao sistema por cospefogo

(Leia mais)

O NES RDU (Nintendo Entertainment System Retail Demo Unit) é sem dúvida uma máquina muito interessante e diferente. Se você esteve nos Estados Unidos, e foi a alguma loja de games no auge dos 8-bit, provavelmente já o viu por lá ~Por Renato Noviello. É um aparelho que reúne vários jogos de NES e pode ser facilmente ligado a qualquer aparelho de TV. Não deixa de ser um enorme console que contém vários jogos de NES já inclusos. Você deve achar ele incrível… Bem, vamos ao que interessa. Ele servia para você jogar qualquer um dos 16 jogos embutidos: Tennis, Baseball,(…) Leia mais →

Segredos por trás do sucesso Adicionado ao sistema por cospefogo

(Leia mais)

Aquela caixinha retangular fez (e ainda faz) a alegria de muita gente. Não deixe de conferir este artigo, que traz uma matéria que nos conta um pouco do controller do NES. De brinde, algumas bizarrices inspiradas por ele – Por Profeta Yoshitake. Herança do Game & Watch, e reimplementação do controle de seu irmão mais velho, o Famicom, o pad original do NES é uma as mais resistentes invenções da humanidade. Em tempos de aroto, cansei de testemunhar arremessos dos mesmos contra a parede, contra o chão, contra irmãos e contra adversários. Nada, orém era capaz de fazê-lo parar de(…) Leia mais →

Vamos Jogar de Quatro? Adicionado ao sistema por cospefogo

(Leia mais)

Ao contrário do que muitos pensam, a jogatina multiplayer no NES não podia ser feita só com dois jogadores. Esse número chegou a quatro (sim, e muito antes do Nintendo 64!). Nosso Profeta Yoshitake fala um pouco sobre dois acessórios que permitiam a diversão para até quatro pessoas, o NES Satellite e o NES Four Score – Por Profeta Yoshitake. Nos velhos tempos do Atari 2600, pouca gente tinha acesso aos paddles duplos, que possibilitavam jogatinas quentes com quatro moleques no viciante Warlords. A Nintendo quis colocar fogo na competição, e lançou o NES Satellite no ano da graça de 1989. O mágico acessório permitia que quatro jogadores(…) Leia mais →

O Famicom Disk System Adicionado ao sistema por cospefogo

(Leia mais)

Para entender a razão da existência do Famicom Disk System, vamos voltar no tempo, para 1985. Com o “crash” de 1984, os video-games estão mortos na América, e a indústria passa por dificuldades na Terra do Sol Nascente. Entretanto, os cartuchos ainda estão engarrafados na era clássica dos video-games, mas com um preço um pouco alto para os consumidores, chegando a custar entre 5000 e 6000 ienes (entre US$40 e US$50). A estratégia da Nintendo, foi então de lançar uma espécie de acessório para o Famicom. Uma unidade de disquetes, chamada de Famicom Disk System, lançada no início de 1986 somente(…) Leia mais →

Um Pouco da História do Famicom Adicionado ao sistema por cospefogo

(Leia mais)

O Family Computer, ou Famicom, é a versão japonesa no NES, lançado em 1983. NES Archive convida você a ler um pouquinho sobre o console — veja sua história, fotos, curiosidades e mais. A Nintendo, depois do imenso sucesso dos seus Game & Watch (criados por Gunpei Yokoi), resolveu entrar de vez no ramo dos jogos eletrônicos. O presidente da empresa, Hiroshi Yamauchi, chamou Masayuki Uemura e todo o seu time para desenvolver uma nova plataforma que fosse melhor e mais barata que as existentes. Uemura conseguiu fazer isso usando chips bons, modernos e mais baratos. O projeto estava começando(…) Leia mais →

Os Últimos Suspiros do NES 8-Bits Adicionado ao sistema por cospefogo

No recente ano de 1994, algumas produtoras, inclusive a Nintendo, deram um último sopro de vida ao Famicom com alguns lançamentos inéditos, e também algumas releituras de clássicos de muito sucesso no passado. Introdução Em uma época onde os consoles de 16-bit já estavam prestes a entrar em declínio, e os da era 32-bit começavam a surgir no mercado (ou até mesmo 64-bit, se você considerar o Atari Jaguar), seria difícil imaginar as produtoras ainda arriscando seu dinheiro em um console extremamente datado, como era o Famicom neste tempo, que já estava disponível ao público há mais de dez anos.(…) Leia mais →

O NES no Brasil Adicionado ao sistema por cospefogo

A hora e a vez do Brasil abocanhar o bolo. A Nintendo chegou oficialmente ao Brasil em 1993 através da Playtronic Industrial Ltda., uma joint-venture entre as empresas Gradiente e Estrela 1993 – O lançamento oficial A Nintendo chegou oficialmente ao Brasil em 1993 através da Playtronic Industrial Ltda., uma joint-venture entre as empresas Gradiente e Estrela. A Playtronic, foi inclusive a primeira empresa a montar produtos Nintendo fora do Japão. No seu ano de chegada, a empresa lançou, pouco antes do Natal, o NES e o SNES. Em 1994, chegava o Game Boy. Eugênio Staub, Gradiente (à esquerda) e Mario(…) Leia mais →

Final Fantasy 4/Seiken Densetsu Adicionado ao sistema por cospefogo

(Leia mais)

Antes que você pergunte: não, este Final Fantasy IV não é o de Super Famicom e o Seiken Densetsu não é o de Game Boy. Saiba mais lendo este excelente artigo do LostLevels.org! Nota: Este artigo é uma tradução da matéria original pertencente ao site LostLevels.org, publicada originalmente em inglês em Novembro de 2003, e traduzida para o português em 18/01/2007. Por João Luís Prólogo O início dos anos 90 foi a era de ouro para a Squaresoft. Final Fantasy de Hironobu Sakaguchi para o Nintendo Family Computer (Famicom) havia se tornado um grande sucesso, colocando a empresa japonesa em uma acirrada(…) Leia mais →

D.O.G. Adicionado ao sistema por cospefogo

Para entendermos a criação do Disk Original Group, abreviadamente conhecido como DOG, precisamos voltar no tempo e relembrar os primeiros anos de vida da famigerada SquareSoft. Naquela época, conhecida apenas como Square Co., Ltd. A Square foi fundada em Setembro de 1983 no Japão, por Masafumi Miyamoto. Inicialmente, a empresa produziu alguns jogos para computadores pessoais obscuros da época, como o NEC PC-8801, Fujitsu FM-7, Sharp X1 e até mesmo para o MSX. Porém, como eles eram uma empresa muito pequena, e ainda recente no mercado, seus jogos costumavam sempre beirar o fracasso. A produtora passava por complicadas situações financeiras,(…) Leia mais →

Buracos no Infinito Adicionado ao sistema por cospefogo

(Leia mais)

O Nintendo Entertainment System, vulgo NES, sempre se destacou entre os consoles da era neo-clássica por um motivo em especial. Muito, muito especial… Tal motivo, hoje em dia é bastante apreciado e elogiado pelos saudosistas do sistema, mas naquele tempo, era pretexto para desferir golpes com os pés em móveis domésticos, familiares mais novos e em animais de estimação. Sim, exatamente isso que você está pensando: a DIFICULDADE absurda presente em certos jogos. Alguns jogos produzidos para esse console de 8-bits, possuiam um grau de dificuldade que variava do muito difícil ao impossível. Muitos deles, eram difíceis não apenas porque os programadores sem(…) Leia mais →

A Era Pré-Ocidental Adicionado ao sistema por cospefogo

(Leia mais)

Já existia vida antes mesmo de nós, reles mortais residentes do lado esquerdo (ou direito) do mundo, recebermos o Nintendo 8-bit na segunda metade da década de oitenta. Aprecie aqui os primeiros passos do Nintendo Family Computer. Por João Luís. Prelúdio Como todos sabem, o NES, da forma que conhecemos neste lado do planeta, só chegou ao mercado americano lá pelos idos de 1985, através da Nintendo of America. Com seu lançamento, a Nintendo trouxe diversos jogos, tanto recém chegados, como também alguns clássicos que já estavam há cerca de dois anos no mercado. Sim, para quem ainda não teve a(…) Leia mais →

Os Primeiros Contatos com o Mundo Mágico Adicionado ao sistema por cospefogo

Lembro como hoje, o dia em que começou um ciclo gamístico duradouro em minha vida. Tinha em torno de 10-11 anos de idade, um piá que só pensava em carrinho e bonequinho. Sim, até um dia encontrar um aparelho esquisito em uma “loja” que abriu ao lado de minha casa… Vi muita gente entrando e saindo do local, pensei: “Que diabos é isso, senhor?”, morto de curiosidade, entrei no local. Ao entrar percebi que lá havia muita gente, mas, mas… havia algo de estranho na mão deles… era um controle totalmente diferente do meu Atari 2600 ganhado do meu tio(…) Leia mais →

NES: O Primeiro Contato Adicionado ao sistema por cospefogo

Tudo começou no início de 1990. Eu estava tranqüilo em minha casa quando um amigo meu, Leonardo, e seu irmão mais velho, Alexandre, foram me avisar que haviam ganhado de presente um Master System e um Phantom System. Eles levaram os consoles para minha casa. Meu irmão mais velho, Marcus, gostou do Master System, mas eu gostei do Phantom. Inicialmente, eu achei estranho. Mas eu fiquei maravilhado com aqueles jogos: Super Pitfall, Ninja Kid, Tiger Heli, Castlevania e M.U.S.C.L.E. Tudo bem que o 3D do Master era bem legal (a música do Space Harrier 3D não me sai da cabeça(…) Leia mais →

Minha História com os Games Adicionado ao sistema por cospefogo

Capítulo 1 Tudo começou quando eu tinha uns 5 anos de idade, quando vi pela primeira vez um Tele-Jogo, na casa de um primo meu, achei muito estranho como era possivel um “eletro-doméstico” fazer “mágica” numa televisão, fiquei muito pensativo e ao mesmo tempo doido com aquele negocio, pois era diferente de tudo que eu conhecia, pois você tinha que ultilizar o reflexo e precisão do controle giratório para que, a exemplo do jogo paredão, você não deixar a bola (quadrado) passar pela sua barreira. É até engraçado hoje em dia a gente pensar onde se via graça naquilo, mas,(…) Leia mais →

Le NES Affair Adicionado ao sistema por cospefogo

Ambientação: últimos anos da década de 80 – ou primeiros da década seguinte? Desculpe se não lembro as datas, entendam que foi há muito tempo e que teve uma adolescência no caminho. Não sei, não me importa, o porquê de algumas empresas brasileiras lançarem seus próprios Nintendinhos por aqui. Importa que o “plágio inconsciente” estava rolando solto. Dia sim, dia não a gente via propaganda de video-game novo, com design arrojado (que de tão “diferente” era quase sempre feio), com nome em inglês (geralmente não vinha a dizer coisa com coisa – Phantom System?!), e lá em baixo, nas letras(…) Leia mais →

Entardecer no final da década de 80 Adicionado ao sistema por cospefogo

Local: São Paulo, Extinta loja Sears do shopping Morumbi. Data: Algum final de tarde de 6a feira no final da década de 80 (provavelmente 89). Reconstituição: Estava eu indo procurar novas fitas de Atari juntamente com meu irmão. Eu devia ter algo em torno de 7 ou 8 anos de idade. De repente me deparo com uma espécie de “feirão” de demonstração de games. Entrei e comecei a acompanhar clássicos como River Raid, Enduro, Space Invaders, etc. No próximo stand, algo me chamou muito atenção. Aquela tela colorida, cheia de movimentos, aquelas musicas e sons perfeitos. O que era aquilo?(…) Leia mais →

A primeira vez é inesquecível! Adicionado ao sistema por cospefogo

Artigo postado originalmente no blog Girls of War. Antes de mais nada, os nomes em Negrito são os nicks de alguns membros do fórum citados no post. Foram tantas pessoas, desculpem-me se esquecer de alguém. ^_^ Muito leitores do nosso querido Girls of War devem ser da época do PlayStation ou mesmo do SNES/MegaDrive. Creio que poucos tiveram sua infância marcada com o primeiro Donkey Kong, Super Mario, Legend of Zelda, ou até mesmo o primeiro Castlevania ou a adaptação de Metal Gear do MSX para o saudoso – e único – NES! O console, lançado em 1983 em terras nipônicas como(…) Leia mais →

A minha primeira vez eu nunca esqueci! Adicionado ao sistema por cospefogo

Lembro de quando tive a visão que mudou minha vida. Eu devia ter aproximadamente uns 13 anos de idade quando estava andando com minha mãe na extinta MESBLA em um grande shopping de Campinas. Eu sempre adorei olhar os equipamentos na seção de eletrônicos nestas grandes lojas de departamentos, e lá estava eu como de costume de olho em tudo quanto era novidade. De repente, me deparei um um aparelho estranho na minha frente, eu nunca tinha visto nada daquele tipo, a não ser meu surrado Dynavision (clone do Atari 2600). O estranho aparelho tinha dois controles pretos com botões(…) Leia mais →

Reflexões sobre o mundo dos videogames Adicionado ao sistema por Mother Brain

(Leia mais)

Este é um texto um pouco longo, talvez cansativo, mas mostra o que eu realmente sinto em relação ao mundo atual de games. Talvez alguns veteranos se identifiquem com determinadas passagens, palavras e situações. As perguntas a seguir foram feitas pelo Senhor Henrique Sampaio, da revista EGM Brasil, e parte de minhas respostas foram usadas para uma participação na seção Retrogamers da edição de Setembro de 2005. Henrique – Qual a sua plataforma preferida? Por quê? Pastor Cosme – A minha plataforma preferida sempre foi Nintendo. Joguei muito em plataforma Sega e Sony, mas sempre acabo voltando para a Nintendo.(…) Leia mais →

© 2000/2017 Nes Archive ~ V4.2012 ~ Construída sobre a plataforma Wordpress.
Todas as imagens e logos são protegidos pelos direitos de seus respectivos autores (TM & ©).
O conteúdo divulgado neste website é usado exclusivamente para fins informativos, sem nenhuma intenção comercial.
Este site não é afiliado à Nintendo ou a quaisquer empresas de videogame.
Voltar ao topo