NES ARCHIVE ONDE O NES AINDA VIVE Versão 4

Coleções

Clique para ampliar

Afinal, o que é colecionar?
Uma brincadeira?
Um jogo?
Um lazer?
Um hobby?
Um fetiche?
Não importa!

O que se sabe é que o hábito de colecionar está no nosso cotidiano desde tempos remotos. E mesmo que não colecionemos algo hoje, certamente já colecionamos em alguma fase de nossas vidas ou conhecemos alguém que coleciona algum objeto com orgulho, como se guardasse um verdadeiro tesouro particular.

Não se pode negar que esse comportamento humano, considerado mania ou loucura para alguns e atividade saudável para outros, trouxe muitos benefícios para a humanidade, pois foi com a contraditória ação de juntar objetos similares que surgiram as importantes e valiosas coleções, de valor sentimental e histórico, que carregam consigo informações preciosas de uma época, de um artefato específico, de um determinado grupo social.

As pessoas, no mundo inteiro, colecionam por variados motivos, se identificando com o objeto colecionado a partir da carga emotiva depositada nele, tendo por base a representação psíquica que o objeto pode proporcionar ao colecionador, como as sensações de prazer, de posse e de poder.

Fonte: Julio Cesar Farias, Pesquisador.

Onde você se enquadra?

Pastor Cospefogo (Fórum NES Archive) certa feita descreveu 8 gêneros que podem ser aplicados à pessoas que se envolvem com videogames – Veja na lista abaixo em qual você se enquadra!

O Jogador-Jogador

Aquele que não se importa com os itens propriamente ditos. Tanto faz jogar em um console ou em um emulador. Não está preocupado em possuir determinado jogo, ou até mesmo se o jogo é original ou não. O que interessa mesmo é a diversão.

O Jogador-Colecionador

Aquele que além de curtir os jogos nos consoles originais também coleciona as peças – por saudosismo ou por amor ao itens.

O Colecionador-Colecionador

Aquele sujeito que não dá a mínima para o que o jogo realmente representa. Raramente joga alguma coisa, e quando o faz, é sempre com os mesmos velhos e conhecidos jogos. A sensação desse tipo de pessoa é possuir/armazenar/estocar o máximo de itens que conseguir. Quanto mais raro, e mais próximo do status de novo/lacrado, melhor.

O Colecionador-Vendedor

Aquela pessoa que está sempre inquieta. Não consegue ficar com os mesmo itens na coleção. Está sempre indeciso entre ser um jogador ou um colecionador, e acaba vendendo parte de seus produtos para adquirir outros mais desejados. Muitas vezes isso se torna um grande erro, causando arrependimento mais tarde.

O Jogador-Vendedor

Aquele sujeito que tem meia dúzia de jogos em casa, sempre em alta rotatividade, pois compra, joga, chega ao final do jogo, vende, compra novamente, joga, e assim por diante. Poderíamos dizer que seu lema seria “Jogo vencido, jogo vendido!“.

O Vendedor-Vendedor

A espécie mais underground do universo do videogame. Podemos dividi-la em duas categorias. OVendedor Profissional, que sobrevive apenas vendendo jogos e consoles, de forma racional e condizente com a realidade, e o Vendedor Afetado, que simplemente acredita que todos os itens do mundo são raros e merecem preços absurdos e fora do comum.

O Sonhador

Tanto o Jogador-Jogador quando o Jogador-Colecionador podem se encaixar perfeitamente nesta categoria. São aqueles caras que compram ou adquirem jogos que gostariam MUITO de jogar um dia. Vivem dizendo: “Assim que eu tiver tempo!” – Ou então: “Aquele jogo vai ser o próximo” – Ou então: “Quem sabe um dia eu consiga!” mas na realidade tende a terminar sempre em meros planos fracassados.

O Admirador

E para finalizar, aquele sujeito que adora videogames mas que não tem tempo, condições financeiras ou coragem disponíveis para colocar a mão neles.

A Galeria

Como organizadores do Site NES Archive abrimos recentemente em nosso fórum uma incrível galeria com as mais variadas coleções de nossos usuários. Prepare seu fôlego para conhecer alguns tesouros de valor inestimável a seus donos.

Prestigie!
Visite a galeria agora mesmo!

8 responses to “Coleções”

  1. ZEMO says:

    Me considero um misto de jogador-jogador com jogador-colecionador, afinal, ao longo do tempo fui adquirindo uma gameteca, mas sem pretensão alguma. Para mim não importa se o jogo é original ou artenativo, o negócio é me ajudar a jogar.

    • cospefogo says:

      Eu já colecionei no passado… Hoje vivo da jogatina e do virtual. Se precisar me mudar, fugir de um furacão, morar em outro país e essas coisas, carrego minha mulher, a roupa do corpo e alguma carga considerável de dados binários. =)

  2. Sou um Jogador-Colecionador com uma pequena pitada de Sonhador.

    Falando nisso, espero logo retornar mais uma vez a minha Jornada Famicomniana XD

  3. watcher says:

    Eu fui somente um jogador mas hoje em dia tou mais pra sonhador mesmo hehe.

  4. andre says:

    jogo e junto as tralhas tambem, adoro games , e so ver as fotos no orkut , procure por andre athanazio as fotos estao liberadas e quem quiser me add uso ainda o orkut pois tem as comus legais de games , abraços a todos e so avisar que e daqui.

  5. DANIEL MEYER says:

    Eu sou um jogador colecionador, mas sem neuras, se acho um jogo que queria muito ter em “fita”, compro sem pestenejar, como foi o caso de um holy diver padrão dynacom por exemplo.
    Mas a minha queda mesmo é pelas piratinhas 60 pinos coloridas. Ahhh, estas eu piro e coleciono.

    DAN MEYER – ex briguento nes archive.
    kkk

  6. gustaVT_T says:

    ja fui de tudo um pouco, mas hj me considero mais um jogador-colecionador, maso lance nao e a quantidade , e sim a qualidade, amigo. jogos q por pura falta de habilidade q nao zerava quando muleke hj ja disponho de tempo e grana para aproveita-los, ehehhe

  7. Rubinhomoto says:

    Depois de muita vertentes, virei o jogador colecionador… mas ja fui o jogador jogador, jogador-vendedor entre outras.. digo que coleciono e jogos os consoles antigos como nes e super famicom e tbm gosto muito de jogar a next gen!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

© 2000/2017 Nes Archive ~ V4.2012 ~ Construída sobre a plataforma Wordpress.
Todas as imagens e logos são protegidos pelos direitos de seus respectivos autores (TM & ©).
O conteúdo divulgado neste website é usado exclusivamente para fins informativos, sem nenhuma intenção comercial.
Este site não é afiliado à Nintendo ou a quaisquer empresas de videogame.
Voltar ao topo