NES ARCHIVE ONDE O NES AINDA VIVE Versão 4

Como Destravar um NES Original? Postado em 08/10/2012 por Mother Brain.

Você deve estar se perguntando… “Por quê diabos eu vou querer destravar meu Nintendinho?! Nem trava eu sabia que tinha!” Bom, tudo começou quando estive numa locadora de games sem nome, conhecida como “A locadora do Esquizofrênico”.

Por Rafael Bisso

Bom, tudo começou quando estive numa locadora de games sem nome, conhecida como “A locadora do Esquizofrênico”. Eu e meu amigo, o chamávamos assim pois o dono da loja fedia sovaco, tinha muitos tiques nervosos, como o de bater asas, achava que tudo que vinha do Japão era melhor (e olha que nem descendência japonesa o velho tinha) batia nos garotos que pagavam pra jogar em seus PlayStations, quando os CDs podres e falsificados cheio de riscos não funcionavam, e os malas pediam pra rodar… Enfim.

Bem, voltando à história: eu fiquei sabendo que nesta locadora existiam carts de NES disponíveis para locação. Mais que depressa fui à locadora, que para minha encheção de saco ficava do outro lado da cidade… Pedi a ele para alugar o Castlevania. Numa dessas, o cara me perguntou qual era o meu NES. Eu logo respondi: “Ah, é o Nintendinho original americano!”, e ele me responde: “Bah, Joga essa merda no lixo! Essa porcaria só roda fitas da Playtronic.” Na hora senti meu sangue ferver, fiquei puto e insisti, até que finalmente aluguei o cartucho.

Cheguei em casa, cheio de razão e meti a fita no console. Quando liguei, que surpresa! Apareceu a tela de início do jogo, mas logo aquela luzinha chata começou a piscar. Fiquei fodido e voltei à locadora. O puto do Esquizofrênico começou a ter chiliques, e dizia: “Viu, Viu! Eu disse! Esse seu video-game é uma porcaria. Não roda nada! Quando eu falo tá falado, videogame americano não presta, só o japonês!”.

Logo após o louco começou a rachar o bico. Depois do ataque de riso ele me tocou da locadora, rasgou a ficha e começou a assobiar e bater nos moleques que jogavam PlayStation. Voltei pra casa, mais uma fez fodido e com vontade de moer o NES. Foi quando eu entrei na Internet e comecei a fuças por coisas originais para o console. Achei um adaptador para rodar fitas de 60 pinos no Mercado Livre. Quando fui falar com o vendedor, ele me contou que o adaptador não funcionaria, a menos que eu retirasse uma trava que ficava no console. O vendedor logo me deu o endereço de um site britânico sobre o NES, que ensinava todo o procedimento para destravar o console.

Me enchi de coragem e abri meu NES. Soltei todo o chip e virei a CPU dele na parte de dentro ao avesso, e achei na parte de baixo o tal teimoso chip! Eureca! As gargalhadas do Esquizofrênico ainda ecoavam em meus ouvidos… Senti que o pesadelo acabaria e que conseguiria. A luzinha nojenta já não piscava mais! Eu tinha um NES universal! Que felicidade! Voltei ao Esquizofrênico, levei meu NES e calei aquela boca perebenta dele.

E agora, vamos ao que interessa! Destrave você também seu NES e cale a boca do Esquizofrênico que perturba a sua vida! Você vai precisar apenas de uma chave philips e uma faquinha ou uma pinça. Ao destravar o console, ele será capaz de rodar todo tipo de cartuchos de 72 pinos, seja pirata ou original. Boa sorte!

Passo 1 – Abrindo o NES

Para você detravar seu NES, obviamente ele precisa estar aberto. Comece abrindo como mostra o diagrama abaixo, retirando todos os parafusos com uma chave philips:

 

Diagrama 1
Diagrama 1

 

Passo 2 – Desparafusando o chip

Agora, com o NES aberto, você precisa desparafusar a placa de metal do console e ainda a placa preta que reveste o cartucho; para poder virá-la de cabeça para baixo. Desparafuse, onde mostra os diagramas:

 

Diagramas 2 e 3
Diagramas 2 e 3

 

Passo 3 – (Finalmente) destravando o seu NES

Com a placa desparafusada, vire-a de cabeça para baixo e desencaixe aquela proteção de metal. Você notará, que na placa, encontram-se vários chips de formas e tamanhos. Dentre eles existe um identificado por (C)1985 Nintendo. Pegue a pinça, ou a faquinha e arranque/desconecte apenas o quarto pininho, na parte de baixo do chip; exatamente como mostra a figura abaixo. Tome cuidado para não danificar outro pino ou nenhuma outra parte da placa.

 

Diagrama do Chip
Diagrama do Chip

 

Pronto, se você seguiu as instruções corretamente, recoloque a chapa de metal, vire a placa como estava, e monte de novo seu NES. Quando você ligar, notará que aquela luzinha não pisca mais… Feito! Agora qualquer cartucho padrão 72 pinos rodará no seu console!

Obs.: O site NES Archive e o redator deste texto não têm nenhuma responsabilidade sobre o mau uso deste manual, ou dos eventuais danos causados ao seu console por algum erro de percurso. Se você se acha incapaz de realizar essa tarefa, não realize!

Qualquer dúvida, poste uma mensagem no fórum NES Archive.

Autor: Rafael Bisso
Publicado originalmente no NES Archive em 08/01/2003



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

© 2000/2017 Nes Archive ~ V4.2012 ~ Construída sobre a plataforma Wordpress.
Todas as imagens e logos são protegidos pelos direitos de seus respectivos autores (TM & ©).
O conteúdo divulgado neste website é usado exclusivamente para fins informativos, sem nenhuma intenção comercial.
Este site não é afiliado à Nintendo ou a quaisquer empresas de videogame.
Voltar ao topo