NES ARCHIVE ONDE O NES AINDA VIVE Versão 4

Manual Prático para Limpeza do seu NES Postado em 08/10/2012 por Mother Brain.

Certamente, uma das coisas mais chatas é colocar um cartucho no NES que você está doido para jogar, mas que não roda. Não pega nem no tranco. Assopros, gritos, nada funciona. Mas não se preocupe, pois o que causa esse mau funcionamento pode ser apenas um pouco de sujeira. Aprenda aqui como limpar seu NES e cartuchos. Uma fragilidade do NES é a incrível facilidade que o sistema tem de acumular poeira nos contatos.

Quando limpar?

É uma boa idéia limpar seus cartuchos e o console regularmente, prevenindo-o de bugs em geral. Entretanto, é essencial limpar quando você tem os seguintes problemas:

1. Telas em branco / vazias / coloridas;
2. Gráficos danificados;
3. Games que param de rodar no meio do jogo;
4. Telas piscantes e problemas com a famosa ‘luzinha’.

O que você precisa:

1. Alguns cotonetes
2. Uma solução de 100% álcool isopropílico ou óleo lubrificante WD (de alta penetração)
3. Uma chave philips.

O que fazer:

Para limpar o cartucho

1. Você terá que limpar os contatos do cartucho. Molhe o cotonete na solução e limpe com cuidado os contatos. Repita sempre a operação. Se você não tiver acesso a álcool isopropílico ou lubrificante WD, utilize um cotonete seco. Jamais utilize álcool caseiro devido a presença de águaem sua composição. A água pode enferrujar os conectores. Quando o cotonete já não sair mais sujo após a limpeza, pare por aqui.

2. Use a ponta seca do cotonete para retirar o excesso da solução.

clean_imagem.jpg

3. Deixe o cartucho num canto para secar na sombra com a temperatura ambiente.

4. Agora, tenha a certeza de que o cartucho está completamente seco. Insira-o em seu NES e ligue o console. É importante ressaltar que ele não pode funcionar logo de primeira. Nesse caso, é recomendável que coloque e retire o cartucho do console algumas vezes.

5. Se mesmo depois de todo o processo acima o jogo não roda, tente limpar o seu console. Veja abaixo.

Para limpar o console

1. Remova os parafusos no lado de baixo do console, utilizando uma chave philips.

*Os números indicam onde os parafusos estão e quantos são.

cleaning02.jpg

2. Ponha o console normalmente numa superfície reta e retire a capa de plástico protetora (o ‘case’). Agora, remova os parafusos que prendem essa chapa de metal, e então, retire-a.

*Os números indicam onde os parafusos estão e quantos são.

cleaning03.jpg

3. Remova os parafusos que seguram a placa preta que reveste o cartucho (os parafusos correspondentes à placa são os de número 1, 2, 3, 4, 5, e 6, na figura 1). Retire essa placa. É um tanto difícil removê-la. Note que, além dos parafusos, ela é presa por alguns encaixes. Empurre-a para frente a para trás até dar um jeito de sair. Após algumas brigas para retirá-la, você verá a parte de trás da placa mãe (figura 2).

Agora retire dois parafusos que estão do lado da caixinha de metal que fica na parte das entradas do console (RF, A/V, adaptador A/C). São os parafusos de número 7 e 8 da figura 1.

 

Figura 1
Figura 1

Figura 2 - aqui, a imagem mostra o NES após a placa preta ser retirada.

Figura 2 – aqui, a imagem mostra o NES após a placa preta ser retirada.

 

4. Após retirar os parafusos, vire toda a placa mãe do console de cabeça para baixo, mas tenha cuidado, pois alguns fios estão prendendo a placa no console (os fios das entradas do controller e dos botões Power e Reset).
*A figura abaixo mostra a placa-mãe solta e já de cabeça para baixo.

Retire essa chapa grande de metal que você vê.

cleaning06.jpg

5. Pronto, aí está a placa mãe. Pegue o cotonete molhado na solução e limpe com extremo cuidado os contatos do cartucho. Limpe também, mas bem de leve, os demais componentes da placa-mãe que aparentam estar empoeirados usando a ponta seca do cotonete.

cleaning07.jpg

6. Com a ponta seca do cotonete, retire o excesso da solução nos contatos.

*É importante verificar se fiapos do cotonete não ficaram nos contatos.

7. Após limpar tudo, deixe num canto para secar na sombra com a temperatura ambiente.

8. Tenha a certeza de que todos os contatos estão completamente secos. E então, monte tudo: [1] a chapa de metal de trás; [2] coloque corretamente a placa mãe no console; [3] rosqueie os dois parafusos perto da caixinha das entradas do console; [4] recoloque o plástico preto (o ‘box’ do cartucho) na placa mãe; [5] e, por fim, a chapa de metal que reveste o cartucho.

9. Não, não é pra montar o case do console ainda. Antes disso, coloque um cartucho limpo e ligue o console; não se preocupe, isso é totalmente seguro.

10. Se depois de todo esse processo o cartucho não funcionou… aí, meu velho, não tem jeito. Você precisa levar seu console / cartucho numa assistência técnica de confiança para ver se não há nada de errado. Os contatos do console podem estar danificados. Nesse caso, é preciso repor com contatos novos. Mas como é um tanto difícil de encontrar isso, principalmente no Brasil, acho melhor você comprar um NES usado.

11. Mas… se aquele cartucho, que antes não funcionava, funcionou, parabéns! Seu NES só tinha um pouco de sujeira. Maravilha. Agora monte o case do console e boa diversão!

Autor: Renato “Onilink” Noviello.
Publicado originalmente por Renato “Onilink” Noviello em 08/01/2003.
Revisado por 6Dedos em 21/10/2005.



One response to “Manual Prático para Limpeza do seu NES”

  1. klebermaran says:

    Belo tutorial amigo. ficou excelente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

© 2000/2017 Nes Archive ~ V4.2012 ~ Construída sobre a plataforma Wordpress.
Todas as imagens e logos são protegidos pelos direitos de seus respectivos autores (TM & ©).
O conteúdo divulgado neste website é usado exclusivamente para fins informativos, sem nenhuma intenção comercial.
Este site não é afiliado à Nintendo ou a quaisquer empresas de videogame.
Voltar ao topo