NES ARCHIVE ONDE O NES AINDA VIVE Versão 4

Retranscodificando o NES Playtronic para NTSC Postado em 08/10/2012 por Mother Brain.

Bom galera, finalmente vou postar aqui a solução para a diabólica placa transcodificadora da Playtronic, pois muita gente anda reclamando sobre as cores do NES que estão muito mortas, isso é por causa do NES brasileiro, que não passa um NES americano modificado pela indústria Playtronic, onde foi instalada uma placa para ser transcodificado do NTSC (padrão americano de cores) para o padrão brasileiro de cores, PAL-M. Só que até hoje ninguém sabe o motivo de algumas cores estarem realmente mortas e outras com tons diferentes, pode ser que a Playtronic tenha fez essa placa porcamente, ou porque a taxa de atualização do sistema PAL-M seja menor do que NTSC.

Mas a pior dor de cabeça que essa placa pode causar aos usuários do NES Playtronic, é que após algum tempo ela causa um defeito muito estranho e díficil de explicar, que inclusive tinha no meu NES, e ainda tem no NES do usuário aqui do NES archive, João Luís, é uma espécie de mancha triangular que inverte as cores onde ela atinge, por exemplo, quando ia jogar Super Mario Bros., onde a mancha atingia, por exemplo, os canos ficavam roxos, e era uma merda jogar com aquilo. Além disso, ela se mexia e ia descendo. Solução: arrancar a maldita placa. Arranquei… E o que aconteceu? O console nem ligava… Por quê? Porque a Playtronic cortou duas trilhas do NES para botar essa merda, e quando se liga sem ela, nada aparece.

Antes de tudo, eu gostaria de agradecer o usuário Pedro HRL, que me passou as fotos e me ensinou a fazer isso, mas anteiormente ele já havia posto o tutorial aqui no fórum, mas como as fotos foram retiradas, estou recolocando tudo explicadinho aqui. E como ele está muito ocupado, porque começou a trabalhar na IBM, uma das maiores empresas de informática do país, não pode postar novamente no fórum… Então, obrigado Pedro!

AVISO: ANTES DE VOCÊ RETRANSCODIFICAR SEU NES, É BOM CHECAR SE SUA TV POSSUI O SISTEMA DE CORES NTSC, SE NÃO, VAI PEGAR PRETO E BRANCO. NÃO ME RESPONSABILIZO POR CONSOLES QUEIMADOS, O TUTORIAL JÁ ESTA PASSO-A-PASSO PARA EVITAR DANOS NO CONSOLE, NO MEU EU FIZ E DEU CERTO, NO DO PEDRO TAMBÉM.

Mas vamos ao que interessa.

Você vai precisar de:

1 Soldador (também conhecido como estanhador, solda elêtronica)
1 Cristal oscilador NTSC com frequência de 21.48 Mhz (3.579545 MHz)
1 Rolo de estanho
1 Lixa não muito grossa
2 Fios pequenos

1° passo – Preparação e conserto das trilhas

Primeiramente, abra seu NES e desparafuse tudo para ficar melhor de manuseá-lo. Desparafuse o slot de cartuchos, retire a catapulta de cartuchos, retire todos os parafusos de um modo que seja fácil retirar a placa mãe para se trabalhar na parte de baixo. Enquanto isso, ligue o soldador na tomada e deixe esquentando. Agora, analise a placa-mãe para achar a primeira trilha cortada, eis a foto:

1ª trilha cortada:

 

Primeira trilha quebrada.
Primeira trilha quebrada.

 

Como esta foto foi tirada com a trilha já soldada, está apenas aí para você localizar onde está a trilha quebrada no seu NES. Localizou? Agora note que no seu NES foi feita uma espécie de buraquinho, justamente foi feito para cortar a trilha. Pegue então a lixa, e lixe na trilha verde até ficar dourada dos dois lados do buraco, não lixe demais pois pode fazer sumir a trilha, lixe apenas até aparecer o contato dourado. Depois de lixado, pegue o fio e descasque as pontas, corte num tamanho suficiente para ligar a trilha cortada a o outro lado, agora solde fazendo uma espécie de ponte, ligando a trilha através do buraco.

2ª trilha cortada:

 

Segunda trilha quebrada.
Segunda trilha quebrada.

 

Olhe a imagem acima, e veja onde está a outra trilha na parte de baixo da placa-mãe, faça o mesmo como na 1ª trilha, lixe e religue.

Obs: cuide para quando soldar as trilhas, não ligar com outras trilhas que não pertencem ao caminho, pois pode causar um curto e queimar seu console

2° passo – Remover o antigo o cristal oscilador:

Veja na imagem a seguir onde está o cristal:

 

Localização do cristal oscilador.
Localização do cristal oscilador.

 

Este cristal é o PAL-M, com freqüência de 21.45mhz (3.575611 Mhz) e deve ser retirado. Primeiro, pegue o soldador e um sugador de solda (eu consegui retirar com apenas o soldador), com uma mão segure o cristal, e com outra, na parte de cima, encoste o soldador, quando a solda derreter, puxe a primeira perna do cristal. Depois, faça o mesmo com a outra perna, também retire aquele arame que fica em volta dele.

3° passo – Finalmente, colocar o novo cristal NTSC:

Pegue um sugador de solda, ou com o próprio soldador, e retire a solda de onde estava soldado o antigo crista, de forma que fiquem buracos para você colocar as pernas do cristal e soldar na parte de baixo. Depois de retirar, coloque as pernas do cristal (não esqueça de colocar o cristal com as escritas para cima pois ele possui uma certa polaridade que se encaixada errada, não irá funcionar) após colocar as pernas, solde na parte de baixo e não esqueça de soldar o arame em torno do cristal.

Agora, remonte todo o NES e teste, não esqueça de checar se você configurou sua TV para NTSC, embora algumas sejam automáticas

Se pegou, tudo ok.
Se não deu certo, meus pêsames.

OBS: NÃO ESQUEÇAM DE DESPLUGAR A PLACA DA PLAYTRONIC ANTES DE LIGAR.

Se vocês quiserem desfazer o feitiço, terão que re-cortar as trilhas, e depois resoldar o cristal PAL-M, e então reconectar a bonita placa Playtronic.

Para ajuda ou mais informações, consulte o tópico relacionado em nosso Fórum!

Autor: Ramon182
(Revisado por João Luís, em 29/03/2008)



2 responses to “Retranscodificando o NES Playtronic para NTSC”

  1. andre says:

    funcionou de boa , so o cristal que tive que mandar fazer em sao paulo , fora isso show tudo certo.

  2. Daniel says:

    Estou com este problema, porém as fotos do tutorial não estão aparecendo…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

© 2000/2017 Nes Archive ~ V4.2012 ~ Construída sobre a plataforma Wordpress.
Todas as imagens e logos são protegidos pelos direitos de seus respectivos autores (TM & ©).
O conteúdo divulgado neste website é usado exclusivamente para fins informativos, sem nenhuma intenção comercial.
Este site não é afiliado à Nintendo ou a quaisquer empresas de videogame.
Voltar ao topo